skip to Main Content
TEL. (11) 3213-4546

Portaria Virtual

Empresa de Portaria Virtual / Remota

Nos dias de hoje cresce a procura de portaria virtual ou portaria remota no Brasil seja para fazer economia ou ter uma “Maior Segurança”.

Mas, Portaria Virtual Funciona?

Aqui nesse post, vamos colocar nossa opinião e visão à respeito desse serviço de acordo com nossas experiências. É uma opinião formada através do nosso dia-a-dia, em visita à clientes que já tiveram a experiência com portaria remota. Porém, cada empresa, síndico, administradora tem sua opinião e respeitamos à todos.

Então vamos lá…

Primeiramente, você pode pesquisar em qualquer lugar, inclusive com empresas que oferecem esse serviço que, em condomínios com mais de 60-70 apartamentos é INVIÁVEL uma portaria virtual. Portanto, em condomínios grandes, com 2,3,4 torres, com mais de uma portaria, mais de uma entrada, não vai dar certo!

Os condomínios que possuem perfil compatível com portaria virtual, precisam saber que, por esse serviço ser novo no mercado e que está relativamente crescendo, muitas empresas terceirizam esses serviços!

Nossos concorrentes entraram na onda e estão oferecendo tais serviços só para atender essa pequena demanda. Pequena por que, em comparação à terceirização de portaria humana, a portaria remota é muito pequena.

portaria virtual

É necessário tomar cuidado por que um serviço que já dá bastante dor de cabeça, terceirizando com uma outra empresa é pior ainda! Se você tanto quer uma portaria virtual, pelo menos contrate uma empresa diretamente. Faça uma visita no local, conheça os equipamentos, solicite referências comerciais, etc…

Uma das coisas que o condomínio que contratar esse serviço precisa ter em mente, é a necessidade de envolvimento de toda a coletividade: para dar certo, a portaria virtual demanda uma quebra de paradigma de todos, de funcionários a moradores dos condomínios, que deverão se adaptar a uma maneira diferente de acessar o local.

Algo também a se considerar é a perda de um posto de trabalho de um profissional que, ao desenvolver um bom trabalho, impacta diretamente na vida do condomínio de maneira positiva, como ajudando idosos, pessoas com deficiência ou dando um ar mais humano e caloroso para a entrada do condomínio.

portaria remota

Desvantagens de Portaria Virtual

1-O condomínio precisa de gerador!

Se acabar a energia, mesmo que tenha NoBreak, se a rede elétrica ficar ausente por um período maior que a capacidade do NoBreak, o operador da portaria virtual não vai ter mais imagens, comunicação, nada! O condomínio ficará exposto.

2-Ter duas conexões de internet.

O ideal seria ter link dedicado mas, pelo alto valor é impossível contratar. Mas para amenizar, é necessário duas empresas de internet (Ex. Vivo e Net). Mas e se as duas conexões estiverem fora?! Sim, isso mesmo, pode acontecer e acontece!

Nós também instalamos câmeras de segurança eletrônica para monitorar nossos funcionários e mesmo com duas conexões já ficamos muitas vezes sem imagem. Mas no nosso caso ficamos sem ver nosso funcionário e a portaria virtual, como fica?

Mas os moradores vão ter como entrar normalmente!…Como Assim!????

Agora o condomínio depende dos moradores para ter a sua segurança?

E aqueles que são distraídos ou deixam qualquer um entrar por que a pessoa tem uma aparência boa.

Tem também ladrões que pegam carona na hora que o morador entra e assim por diante.

Temos Controle de Acesso por Biometria e isso ajuda muito a Portaria Virtual!

Normalmente quando se instala uma biometria no condomínio, o morador só pode passar pelo portão da rua. O portão da clausura quem libera é o porteiro. Por que se o ladrão pegar carona na entrada, do segundo portão ele não entra sem a permissão do porteiro local.

Agora, se a portaria virtual está fora do ar, quem vai fazer essa triagem?

Ahhhh, mas os moradores precisam se adaptar aos novos procedimentos, é como se fosse em uma casa residencial.

Mas espera ai, quantas casas são invadidas com o morador entrando por ser desatento? É muito complicado querer depositar os procedimentos de segurança em cada morador não é mesmo?

Depois, caso aconteça algo, você vai culpar o vizinho porque ele estava no telefone e o ladrão pegou carona na entrada e depois assaltou o condomínio? Sério mesmo?

portaria remota

3-E os correios, quem vai receber as entregas? 

Muitos falam no zelador. Mas e se o zelador estiver fazendo outra coisa importante, resolvendo um problema grande? E se ele faltar e não ter reposição porque o zelador é orgânico?

Tem os auxiliares de limpeza! Como????

Vai ter mais de um responsável pelo recebimento dos correios? Essa logística realmente vai funcionar? Nós já vimos que não funciona! Pode até ter algum condomínio que funcione mas é uma raridade. São encomendas sendo entregues para moradores errados, pacotes sumindo, correspondências que você está esperando urgente e não chega, etc…

Hoje você encontra no mercado cursos de portaria para o colaborador fazer o serviço da melhor maneira possível, por isso não é tão simples ficar depositando ou acumulando funções para colaboradores sem experiência ou que nunca fizeram essa função.

4-E os portões, quem vai abrir caso não tenha energia elétrica ou estejam quebrados? E pergunto mais, entre um sábado a tarde e domingo?

Isso mesmo, dia de folga do zelador e dos auxiliares de limpeza, como funciona? Só se a empresa de portaria virtual disponibilizar em contrato, um funcionário que atenda essa demanda rapidamente. Portanto, se for optar por uma portaria remota, o contrato precisa ser muito bem escrito.

Economia das Empresa de Portaria Virtual

É bom saber que uma portaria virtual, em muitos casos, funciona como um atendimento de telemarketing. O operador que vai cuidar da sua portaria, vai ser o mesmo que cuida de outros 5-8-10 condomínios. Será que o atendimento vai ser bom? E na hora de pico, com muitos chegando do trabalho ou saindo para trabalhar.

Outra coisa, esse funcionário é devidamente treinado? Sabe os procedimentos de cada condomínio? Será que ele não pode se confundir entre esses condomínios e fazer algum procedimento errado?

Mais uma situação para se tomar cuidado e exigir tudo em contrato! Números de funcionários que vão operar, capacitação, limite de condomínios atendidos por um operador.

***** ATUALIZAÇÃO 20/12/2016

Na semana passada fomos em um condomínio em Santo André para uma reunião. Chegando lá a portaria era virtual. Tocamos o interfone e nada de alguém responder. Tocamos outras 5 vezes, isso mesmo, 5 vezes!!!…..Depois de 6 minutos contados no relógio alguém nos atendeu.

Quando encontramos com o síndico, falamos o tempo que esperamos para ser atendidos e o mesmo respondeu: “6 minutos? Foi rápido até!”…..Como é?

O Condomínio possui 48 apartamentos e o síndico nos informou sobre um outro evento que aconteceu uma semana antes…..Um ladrão ficou na frente do condomínio olhando, fazendo coisas para chamar atenção e percebeu que o porteiro não fazia nada. Foi nesse momento que ele viu que não tinha ninguém na portaria. Subiu no muro, passou a mão nos sensores IVA`s (sensor infra vermelho ativo) e nada aconteceu. Então, o cara entrou no condomínio! E a portaria virtual????…..NÃO VIU NADA!

Ele ficou 36 min dentro do condomínio e só ficou satisfeito quando roubou uma bicicleta nova no valor de 4mil reais e foi embora. Depois que se deram conta, puxaram as imagens e viram tudo o que aconteceu.

Foram reclamar com a empresa de portaria virtual que instalou os IVA`s e questionaram por que não viram nada se eles tem visualização das câmeras remotamente.

Isso é simples de responder, o atendente tem na frente dele, um monte de mosaico de câmeras, de diversos clientes, simplesmente porque ele atende, como falamos, uns 6, 8, 15 condomínios de uma vez. Como ele vai conseguir ver? E para ajudar o sistema que eles instalaram não funcionou.

Enfim, mais um episódio de um serviço de portaria virtual. Logicamente existem diversas empresas em São Paulo  e como em toda área, existem empresas boas e ruins. Mas gostaríamos de enfatizar que a maioria é isso dai.

Agora pergunto: e se o ladrão que pulou estivesse drogado, armado e  naquele tempo que ficou dentro do condomínio se deparasse com algum morador, alguma criança???

É essa a economia que querem fazer?

Para esse cliente, já enviamos uma proposta de portaria 24 horas (humana) para apreciação!

Estamos lidando com vidas, famílias, pense nisso!

Com o passar do tempo, vamos atualizando esse post com mais detalhes e outras experiências, analisando também os prós. Mas no momento, nós da Primax Facilities somos contra esse serviço de portaria virtual pois, em nossa opinião, é muito mais vulnerável que ter um porteiro 24 horas no local.

controlador de acesso

Nossos serviços hoje, funcionam da seguinte maneira, um porteiro 24 horas na guarita e dependendo do contrato, um monitoramento remoto 24 horas de 4 câmeras do cliente em nossa base. Com o monitoramento, evitamos que o funcionário durma no posto, que fique mexendo no celular o tempo todo, entre outras coisas mais, mantendo o colaborador focado sempre!

Já atendemos 3 clientes que já tiveram a oportunidade de experimentar uma portaria virtual e eles não querem mais esse tipo de serviço. Não sei se a empresa que atendeu esses clientes são fracas…

Mais uma coisa, se nós achássemos que fosse um serviço melhor e mais seguro, também estaríamos oferecendo. A verba para montar uma central para atender portarias virtuais não é alta e é muito fácil!

Mas nós lidamos com várias vidas, famílias e não queremos ser responsáveis por uma brecha só por conta de uma economia que, em nossa opinião, é equivocada!

Para aqueles que, mesmo depois de ler esse post queiram implantar portaria virtual, sugerimos que façam um contrato muito bem feito, visitem a empresa escolhida, conheçam o local, exijam um funcionário exclusivo que atenda vocês e sejam treinados.

Para os que queiram continuar com o serviço mais seguro, solicitem um orçamento e vejam nossas cortesias que vão desde o monitoramento 24 horas do colaborador pelas câmeras via web até instalações de todo sistema de CFTV, cerca elétrica industrial e controle de acesso com biometria sem custo algum*! ISSO MESMO, DE GRAÇA*!!!

Nossos Contatos

www.primaxfacilities.com.br

Tel. (11) 3213-4546 ou (11) 99633-1219

contato@primaxfacilities.com.br

Endereço da Matriz: Rua Alvarenga Peixoto, 342 – Vila Anastácio – São Paulo – SP

Back To Top